
White vs. Suécia

País: Suécia

Região: Europa e Ásia Central

Número do caso: 42435/02

Data da decisão: 19 de setembro de 2006

Desfecho: artigos da Convenção sobre a Liberdade de Expressão e Informação

Órgão judicial: Corte Europeia de Direitos Humanos (CEDH)

Área do direito: Direito Penal, Direitos Humanos Internacionais/Regionais

Temas: Liberdade de imprensa / Privacidade / Proteção e Retenção de Dados

Palavras-chave: Privacidade, Liberdade de imprensa, Difamação

ANÁLISE DO CASO

Resumo do caso e desfecho

A Corte Europeia de Direitos Humanos considerou que informações difamatórias
publicadas de boa-fé e no interesse público não violam o direito de um indivíduo à
reputação protegido pelo artigo 8 da Convenção. O autor, Sr. White, propôs uma ação
contra o Estado alegando que os tribunais suecos não protegeram a sua reputação

Página 1



contra os artigos difamatórios publicados por dois importantes jornais – Expressen e
Aftonbladet. Os artigos acusaram o autor de envolvimento em crimes, incluindo o
assassinato de Olof Palme, primeiro-ministro sueco. A Corte considerou que a
liberdade de imprensa concedida possibilita um certo nível de exagero e provocação.
Quaisquer restrições ao direito devem ser interpretadas com rigor e estabelecidas de
forma convincente. No presente caso, os jornalistas tinham tomado medidas para
verificar as informações e apresentar pontos de vista ponderados, incluindo
declarações do autor e de terceiros que rejeitaram as alegações. Como a imprensa tinha
agido de boa-fé e a publicação dizia respeito a assuntos de interesse público, o
interesse público em disseminar a informação era maior do que o direito à reputação
do autor.

Fatos

Em 29 de novembro de 2002, Sr. White, cidadão britânico, propôs um processo contra o
Reino da Suécia, nos termos do artigo 34 da Convenção, perante a Corte. Ele
argumentou que os tribunais nacionais se recusaram a proteger o seu direito à
reputação ao considerarem que os artigos de jornal que o acusavam de assassinato não
eram difamatórios. Isto teria violado os seus direitos ao abrigo do artigo 8 da
Convenção.

No outono de 1996, Expressen e Aftonbladet – os dois principais jornais da Suécia –
publicaram artigos acusando o autor de envolvimento em diversos crimes, incluindo o
assassinato do primeiro-ministro sueco, Olof Palme, em 1986. Os artigos também
incluíam opiniões de terceiros que rejeitavam as alegações e declarações do autor
negando as alegações.

Em 23 de setembro de 1998, o autor processou os jornais por difamação ao abrigo da
Lei da Liberdade de Imprensa e do Código Penal da Suécia e pediu uma indenização
por danos morais e por dano emergente.

O tribunal distrital apresentou ao júri questões específicas relacionadas às declarações
e fotografias publicadas nos artigos. Com exceção de seis perguntas, para todas as
demais o júri considerou os réus não praticaram difamação. Em relação às seis
perguntas, o júri entendeu que houve uma difamação razoável.

Ao avaliar a responsabilidade dos jornais em relação às seis declarações, o tribunal
distrital absolveu os editores dos jornais. Declarou que, embora as declarações feitas
apontassem que o autor era um criminoso que vivia um estilo de vida repreensível,
tratava-se de informação de interesse público e se baseava em motivos razoáveis de
alegação. A natureza do setor de notícias rápidas restringiu a possibilidade de verificar
a veracidade das declarações.

A decisão foi confirmada pelo Tribunal de Segunda Instância de Svea. O Tribunal de
Segunda Instância considerou que, embora as declarações fossem difamatórias, elas

Página 2



eram justificadas porque discutiam assuntos de interesse público. O Tribunal Superior
indeferiu o pedido de licença para apelar do autor.

Visão geral da decisão

Em uma decisão per curiam presidida pelo juiz Costa, a Corte decidiu que não houve
violação do Artigo 8.

As principais questões a consideradas perante o tribunal foram, em primeiro lugar, se
os artigos jornalísticos eram equivalentes à difamação nos termos da Lei de Liberdade
de Imprensa e do Código Penal da Suécia e, em segundo lugar, se os tribunais suecos
não tinham conseguido oferecer uma solução suficiente ao autor.

O autor alegou que o seu direito à privacidade, previsto no artigo 8, foi violado porque
os tribunais falharam em proteger a sua reputação. O Governo argumentou que não
havia indicação de que o Governo não tivesse considerado suficientemente os direitos
do Autor nos termos do Artigo 8.

A Corte decidiu que, como os tribunais inferiores tinham analisado minuciosamente o
caso e ponderado os interesses conflitantes da imprensa, nos termos do Artigo 10, não
houve violação do artigo 8.

Considerando Von Hannover vs. Alemanha, pedido nº 59320/00 (24 de junho de
2004), a Corte decidiu que a obrigação do Estado de proteger a vida privada de um
indivíduo não impede que o Estado interfira quando necessário. O Estado goza de uma
margem de consideração na ponderação entre os interesses conflitantes do indivíduo e
do público.

Reconhecendo o valor da imprensa livre em uma sociedade democrática, o Tribunal
citou Pedersen e Badsgaard vs. Dinamarca, pedido nº 49017/99 (17 de dezembro de
2004) para declarar que “a liberdade jornalística também abarca a possibilidade de um
certo nível de exagero, ou mesmo de provocação”. Embora o artigo 10 esteja sujeito a
exceções, tais exceções precisam ser “interpretadas com rigor, e a necessidade de
quaisquer restrições precisa ser estabelecida de forma convincente.” [§ 21]

Entretanto, o direito dos jornalistas de transmitir informações está sujeito à uma
conduta de boa-fé, com base em fatos e que forneçam “informações confiáveis e exatas”,
especialmente quando há risco de difamar um indivíduo. Isto depende do nível de
difamação e do grau em que os meios de comunicação social podem considerar
confiáveis as suas fontes [§ 21].

No presente caso, a Corte observou que os artigos publicados pelo Aftonbladet e
Expressen eram de fato difamatórios. Assim, se tornou importante verificar se os
jornalistas agiram de boa-fé e verificaram as alegações factuais.

A Corte considerou que os jornalistas empregaram esforços suficientes para verificar

Página 3



as alegações, entrando em contato com seus colegas, funcionários do Estado e
representantes de diversas organizações. Eles agiram de boa-fé ao tentar verificar as
alegações e também publicaram relatos de indivíduos que rejeitaram as alegações
contra o autor. Na verdade, os jornalistas do Expressen publicaram uma entrevista com
a participação de White e o Aftonbladet concedeu a oportunidade do autor comentar a
informação, o que indicava boa-fé.

Entretanto, as alegações mancharam a reputação do autor e ignoraram o seu direito à
presunção de inocência. Portanto, era necessário avaliar se os tribunais nacionais
tinham ponderado o direito à reputação do autor com a liberdade de imprensa, em
consonância com os princípios consagrados nos artigos 8 e no 10 da Convenção.

A Corte considerou que a Lei da Liberdade de Imprensa e o Código Penal estão em
conformidade com as normas da Convenção e que os tribunais nacionais aplicaram as
leis nacionais, ponderando as considerações relevantes.

As evidências mostraram que o autor era conhecido entre certos grupos e não podia
ser considerado uma pessoa comum. Além disso, assuntos envolvendo investigações
criminais e o assassinato do primeiro-ministro foram assuntos de grande interesse e
preocupação pública. “Desta forma, havia pouca margem para restringir a publicação
de informações sobre estes assuntos” [§ 29].

A Corte observou que, no presente caso, o interesse público em publicar a informação
era superior ao direito do autor à proteção da sua reputação. Os tribunais suecos
analisaram exaustivamente os interesses opostos, em conformidade com as normas da
Convenção.

Portanto, a Corte concluiu que o Estado proporcionou proteção adequada ao autor ao
abrigo do artigo 8 da Convenção.

ORIENTAÇÃO DA DECISÃO

Ampliação da Liberdade de Expressão

A sentença pronunciada pela CEDH amplia a liberdade de expressão à medida que a
Corte observa que a publicação de informações pelos jornais, no interesse público,
supera o direito à reputação de uma pessoa pública.

PERSPECTIVA GLOBAL

Leis internacionais e/ou regionais correlatas

Página 4



● CEDH, art. 10

● CEDH, art. 8

● CEDH, art. 34

● CEDH, art. 35

● CEDH, Pedersen e Baadsgaard vs. Dinamarca [GC], pedido nº

49017/99 (2004)

● CEDH, Von Hannover vs. Alemanha (2004), pedido nº 59320/00.

SIGNIFICÂNCIA DO CASO

A decisão foi citada em:

● Von Hannover vs. Germany (Nº 2)

● Medžlis Islamske Zajednice Brčko vs. Bósnia e Herzegovina

● Axel Springer AG vs. Alemanha

● Paraskevopoulos vs. Grécia

● Matalas vs. Grécia

● Lindon e outros vs. França

● Milosavljević vs. Sérvia (Nº 2)

DOCUMENTOS OFICIAIS DO CASO

Documentos oficiais do caso:

● Sentença da Segunda Seção (em inglês)

Página 5

https://globalfreedomofexpression.columbia.edu/cases/von-hannover-v-germany-no-2/
https://globalfreedomofexpression.columbia.edu/cases/medzlis-islamske-zajednice-brcko-v-bosnia-herzegovina/
https://globalfreedomofexpression.columbia.edu/cases/axel-springer-ag-v-germany/
https://globalfreedomofexpression.columbia.edu/cases/paraskevopoulos-v-greece/
https://globalfreedomofexpression.columbia.edu/cases/matalas-v-greece/
https://globalfreedomofexpression.columbia.edu/cases/lindon-and-others-v-france/
https://globalfreedomofexpression.columbia.edu/cases/milosavljevic-v-serbia/
https://globalfreedomofexpression.columbia.edu/wp-content/uploads/2021/12/CASE-OF-WHITE-v.-SWEDEN.pdf

