
	

	
Página 1 

	

									

 
 

Axel Springer AG vs. Alemanha 
 

 
 

 
País: Alemanha 
 
Região: Europa e Ásia Central  
 
Número do caso: 39954/08 
 
Data da decisão: 7 de fevereiro de 2012 
 
Desfecho: Violação do art. 10 
 
Órgão judicial: Corte Europeia de Direitos Humanos (CEDH) 
 
Área do direito: Direito Constitucional 

	
Temas: Difamação / Reputação	

 

 
ANÁLISE DO CASO 

	
Resumo	do	caso	e	desfecho	
	
O	plenário	da	Corte	Europeia	de	Direitos	Humanos	decidiu,	por	doze	votos	a	cinco,	que	
a	Alemanha	havia	violado	o	direito	à	liberdade	de	expressão	quando	multou	uma	revista	
e	proibiu	a	publicação	de	mais	artigos	sobre	a	prisão	de	um	ator	por	posse	de	cocaína.	O	
ator	 tinha	 proposto	 uma	 ação	 alegando	 que	 a	 revista	 havia	 violado	 o	 seu	 direito	 à	
privacidade.	A	Corte	argumentou	que	os	artigos	traziam	fatos	judiciais	obtidos	de	fontes	
oficiais	sobre	a	detenção	do	autor	por	crime	comum	e	de	menor	potencial	ofensivo	em	
um	 local	público	por	um	crime	comum	e	de	menor	potencial	ofensivo.	Além	disso,	o	
pleno	entendeu	que	embora	as	sanções	previstas	contra	a	conduta	da	revista	 fossem	
moderadas,	eram	desnecessárias	em	uma	sociedade	democrática	e	desproporcionais	em	



	

	
Página 2 

	

relação	ao	objetivo	legítimo	visado.	Os	juízes	vencidos	concordaram	com	a	avaliação	dos	
fatos	feita	pela	maioria,	apesar	da	conclusão	entre	ambos	os	grupos	serem	diferentes,	
uma	 vez	 que	 o	 voto	 vencedor,	 deu	 mais	 peso	 à	 liberdade	 de	 expressão	 do	 que	 à	
privacidade,	em	comparação	com	os	tribunais	da	Alemanha,	 indo,	portanto,	além	das	
atribuições	 da	 Corte,	 pois	 não	 era	 previsto	 “repetir	 novas	 avaliações	 devidamente	
realizadas	pelo	judiciário	alemão”.	
		

 

 
Fatos	
	
No	dia	23	de	setembro	de	2004,	um	ator,	denominado	nos	arquivos	do	caso	como	‘X’,	foi	
preso	no	festival	Oktoberfest	por	posse	de	0,23g	de	cocaína.	Um	jornalista	conseguiu	
reunir	os	detalhes	da	prisão	ao	questionar	os	agentes	policiais	presentes	no	local	e	um	
promotor	 público	 do	 Ministério	 Público	 do	 Tribunal	 Regional	 de	 Munique	 I.	 X	 era	
conhecido	na	Alemanha	por	interpretar	o	papel	de	um	superintendente	da	polícia	em	
um	programa	de	televisão	que	foi	transmitido	em	um	canal	privado	de	1998	a	2005.	X	
já	 havia	 sido	 condenado	 anteriormente	 por	 importação	 de	 narcóticos,	 com	 uma	
sentença	 suspensa	 de	 cinco	 meses	 de	 prisão	 e	 dois	 anos	 de	 liberdade	 condicional,	
juntamente	com	uma	multa	de	5.000,00	euros	em	julho	de	2000.	
	
No	dia	29	de	setembro	de	2004,	o	jornal	diário	“Bild”	publicou	um	artigo	sobre	a	prisão	
de	X,	que	saiu	na	primeira	página	do	jornal,	com	a	manchete	“Cocaine!	Superintendent	
Y	caught	at	the	Munich	beer	festival”	(Cocaína!	Superintendente	Y	preso	em	flagrante	
delito	no	 festival	da	cerveja	de	Munique).	O	artigo	 incluía	 três	 fotos	de	X,	bem	como	
detalhes	da	prisão	e	das	denúncias,	além	de	informações	sobre	a	carreira	de	X	como	ator	
e	 sua	 condenação	 anterior	 relacionada	 a	 narcóticos.	 	 No	 mesmo	 dia,	 agências	 de	
imprensa	e	outros	jornais	e	revistas	noticiaram	a	prisão	de	X,	mencionando,	em	parte,	o	
artigo	do	Bild.	Também	no	mesmo	dia,	o	procurador	responsável	pelo	caso	confirmou	
os	fatos	descritos	no	artigo	do	Bild	a	outros	veículos	de	imprensa.		
	
Após	a	publicação	do	artigo,	X	propôs	uma	ação	contra	a	Axel	Springer	AG,	a	empresa	
controladora	do	Bild,	junto	ao	Tribunal	Regional	de	Hamburgo.	No	dia	29	de	setembro,	
o	 Tribunal	 Regional	 deferiu	 uma	 medida	 liminar	 em	 relação	 à	 publicação,	 que	 foi	
posteriormente	confirmada	em	uma	sentença	proferida	no	dia	12	de	novembro	de	2004	
e	subsequentemente	pelo	Tribunal	de	Segunda	Instância	em	junho	de	2005.	
	
Em	2005,	 o	 Tribunal	 Regional	 proibiu	 a	 publicação	 da	 quase	 totalidade	 do	 primeiro	
artigo,	sob	pena	de	multa	acordada,	e	condenou	a	Axel	Springer	AG	a	pagar	uma	multa	
de	5.000,00	euros	e	a	 reembolsar	as	despesas	processuais,	no	 total	de	811,88	euros,	
acrescidas	de	taxas	legais	supletivas.	O	Tribunal	Regional	concluiu	que	o	artigo,	tal	como	
publicado	pelo	Bild,	constituía	uma	grave	interferência	nos	direitos	de	personalidade	de	
X,	fazendo	com	que	ficasse	“descredibilizado	aos	olhos	do	público”.	O	Tribunal	também	
argumentou	 que	 os	 direitos	 de	 personalidade	 de	 X	 prevalecem	 sobre	 o	 interesse	 do	
público	em	ser	informado,	mesmo	que	a	verdade	dos	fatos	não	tenha	sido	contestada.	O	
Tribunal	ainda	argumentou	que:	1)	o	crime	cometido	por	X	era	apenas	de	gravidade	
média	ou	mesmo	pequena,	e	que	não	havia	interesse	público	em	tomar	conhecimento	
dos	fatos;	2)	nenhuma	reportagem	teria	sido	publicada	se	o	crime	fosse	cometido	por	



	

	
Página 3 

	

alguém	 desconhecido;	 3)	 X	 tinha	 apenas	 uma	 condenação	 anterior	 que	 ocorreu	 há	
muitos	anos;	4)	o	interesse	público	se	concentrava	mais	no	personagem	interpretado	
por	X	do	que	no	próprio	ator.	Além	disso,		X	não	tinha	feito	nada	para	atrair	a	atenção	
especial	da	imprensa;	5)	apesar	de	X	ter	interpretado	um	superintendente	de	polícia	na	
TV,	o	público	poderia	distinguir	o	ator	do	personagem.	Ademais,	X	nunca	se	apresentou	
como	um	símbolo	de	virtude	moral;	e	6)	o	fato	de	o	jornal	ter	obtido	a	informação	de	
uma	 fonte	 oficial	 não	 isentava	 a	 revista	 da	 exigência	 de	 verificar	 se	 a	 publicação	 da	
informação	era	razoável	considerando	os	direitos	de	personalidade	de	X.	
	
Em	21	 de	março	 de	 2006,	 o	 Tribunal	 de	 Segunda	 Instância	 negou	 provimento	 a	 um	
recurso	 interposto	 pela	 Axel	 Springer	 AG	 contra	 a	 decisão	 do	 Tribunal	 Regional	 de	
Hamburgo.	O	Tribunal	de	Segunda	Instância	concordou	essencialmente	com	o	raciocínio	
do	Tribunal	Regional.	Entretanto,	não	considerou	que	a	responsabilidade	da	empresa	
fosse	além	de	uma	pequena	negligência,	entendendo	que	as	informações	divulgadas	pelo	
Ministério	Público	fizeram	com	que	a	empresa	acreditasse	que	a	reportagem	era	lícita.	
Entretanto,	a	divulgação	ilícita	pelo	Ministério	Público	não	fez	com	que	a	publicação	feita	
pela	autora	fosse	lícita.	O	Tribunal	de	Segunda	Instância	reduziu	a	multa	acordada	para	
1.000,00	euros.	Recusou	o	pedido	de	licença	para	apelar	em	questões	de	direito	porque	
a	sentença	não	era	conflitante	com	a	jurisprudência	do	Tribunal	Federal	de	Justiça.	A	
Axel	Springer	AG	tentou	recorrer	junto	ao	Tribunal	Federal	de	Justiça,	mas	seu	pedido	
de	licença	para	apelar	foi	recusado	em	7	de	novembro	de	2006.	Em	11	de	novembro,	o	
Tribunal	 Federal	 de	 Justiça	 recusou	 o	 pedido	 de	 licença	 para	 apelar	 da	 autora	 para	
recorrer	sobre	questões	de	direito,	sob	o	argumento	de	que	o	caso	não	apresentava	uma	
questão	de	fundamental	importância.	
	
Em	7	de	julho	de	2005,	o	Bild	publicou	um	segundo	artigo	com	a	seguinte	manchete:	“TV	
series	Superintendent	X	confesses	in	court	to	having	taken	cocaine.	He	is	fined	18,000	
euros!”	(O	Superintendente	X	da	série	de	TV	confessa	perante	o	tribunal	ter	consumido	
cocaína.	Ele	foi	multado	no	valor	de	18.000	euros!).	O	artigo	publicado	junto	à	foto	do	
ator,	 transcreveu	parcialmente	a	confissão	 feita	por	X	perante	o	 tribunal.	 	X	 também	
propôs	uma	ação	contra	a	Axel	Springer	AG	em	relação	à	publicação	deste	artigo.	
	
Em	15	de	 agosto	 de	 2005,	 o	Tribunal	Regional	 de	Hamburgo	 concedeu	uma	medida	
liminar	 contra	 qualquer	 nova	 publicação	 deste	 artigo	 e,	 em	 uma	 sentença	 de	 22	 de	
setembro,	proibiu	a	nova	publicação	do	artigo	sob	pena	de	multa	e	condenou	a	empresa	
ao	 pagamento	 de	 449,96	 euros	 em	 custos,	 acrescidos	 de	 taxas	 legais	 supletivas.	 	 O	
raciocínio	 foi	 essencialmente	 o	 mesmo	 que	 o	 estabelecido	 no	 acórdão	 relativo	 ao	
primeiro	artigo.	O	recurso	da	Axel	Springer	AG	contra	esta	decisão	também	foi	negado	
pelo	Tribunal	de	Segunda	Instância	e,	uma	vez	mais,	foi	recusado	o	pedido	de	licença	
para	apelar	 junto	ao	Tribunal	Federal	de	Justiça.	A	empresa	tentou	então	recorrer	ao	
Tribunal	Constitucional	Federal	contra	ambas	as	decisões,	mas	em	5	de	março	de	2008,	
um	painel	de	três	juízes	do	Tribunal	Constitucional	Federal	se	recusou	a	admitir	este	
recurso	constitucional.	
	
Em	12	de	setembro	de	2006	e	novamente	em	29	de	janeiro	de	2008,	o	Tribunal	Regional	
de	Hamburgo	condenou	a	Axel	Springer	AG	a	pagar	a	X	duas	multas	de	5.000,00	euros	
cada,	por	ter	violado	a	ordem	de	15	de	agosto	de	2005.	Entre	outros	motivos,	 isso	se	
deveu	ao	 fato	de	a	empresa	ter	publicado,	em	7	de	 julho	de	2006	e	online,	em	22	de	
março	de	2007,	uma	declaração	de	um	de	seus	editores	com	o	seguinte	conteúdo:	“Desta	



	

	
Página 4 

	

forma,	não	tínhamos	qualquer	direito	de	noticiar	o	 julgamento	do	popular	ator	X	por	
posse	de	cocaína,	apesar	de	ele	ser	um	reincidente	muito	conhecido	e	o	crime	ter	sido	
cometido	no	festival	da	cerveja	em	Munique”.	
	
Em	seguida,	a	Axel	Springer	propôs	uma	petição	perante	a	Corte	Europeia	de	Direitos	
Humanos,	 alegando	 que	 a	 Alemanha	 tinha	 violado	 a	 sua	 liberdade	 de	 expressão.	 O	
processo	foi	inicialmente	atribuído	à	Quinta	Seção,	mas	em	30	de	março	de	2010	a	Seção	
renunciou	sua	competência	em	favor	do	pleno	que	proferiu	a	decisão	em	7	de	fevereiro	
de	2012.	
	

 

 
Visão	geral	da	decisão	
	
A	 questão	 central	 posta	 o	 plenário	 da	 Corte	 Europeia	 de	Direitos	Humanos	 era	 se	 a	
Alemanha	havia	violado	a	liberdade	de	expressão	ao	proibir	a	publicação	dos	artigos	do	
Bild	 acerca	 da	 detenção	 e	 subsequente	 condenação	 de	 X	 e	 ao	 aplicar	multas	 à	 Axel	
Springer	AG	(a	autora)	devido	à	publicação	dos	referidos	artigos.	
	
O	 governo	 alemão	 reconheceu	 que	 as	 decisões	 dos	 seus	 tribunais	 nacionais	 tinham	
interferido	com	a	liberdade	de	expressão	da	autora,	mas	argumentou	que	a	interferência	
era	 estabelecida	por	 lei	 e	 visava	um	objetivo	 legítimo,	nomeadamente	 a	proteção	da	
privacidade.		Argumentou	ainda	que	o	debate	foi	em	relação	à	proporcionalidade	e	que	
a	Corte	Europeia	de	Direitos	Humanos	“deveria	somente	intervir	quando	os	tribunais	
nacionais	não	considerarem	certas	circunstâncias	específicas	ao	realizar	ponderações	
ou	quando	o	respectivo	resultado	for	manifestamente	desproporcional”	[§	64].	
	
A	 autora,	 por	 sua	 vez,	 arguiu	 que:	 1)	 X	 era	 um	 ator	 bem	 conhecido,	 especialmente	
popular	entre	jovens	adultos	do	sexo	masculino;	2)	os	crimes	nunca	foram,	por	natureza,	
assuntos	puramente	privados	e	X	era	um	infrator	reincidente;	3)	o	interesse	público	em	
ser	 informado	 deveria	 prevalecer	 sobre	 o	 direito	 de	 X	 à	 privacidade,	 especialmente	
porque	X	havia	chamado	a	atenção	pública	no	passado	e	usado	os	meios	de	comunicação	
para	autopromoção;	4)	X	havia	afirmado	publicamente	após	sua	primeira	condenação	
que	havia	desistido	de	consumir	drogas,	renunciando	ao	seu	direito	à	privacidade	sobre	
esse	assunto;	5)	a	veracidade	dos	fatos	publicados	no	artigo	não	foi	contestada;	6)	foram	
as	autoridades	judiciárias	que	divulgaram	os	fatos	e	a	identidade	da	pessoa	presa;	7)	a	
informação	 já	tinha	sido	divulgada	publicamente	pelas	autoridades	 judiciárias;	e	8)	a	
imprensa	 não	 podia	 se	 limitar	 a	 reportagens	 apenas	 sobre	 figuras	 políticas,	
considerando	 que	 “como	 as	 pessoas	 proeminentes	 podem	 estabelecer	 uma	 certa	
imagem	pessoal	procurando	a	atenção	dos	meios	de	comunicação,	esses	últimos	deviam	
ter	o	direito	de	corrigir	essa	imagem	quando	já	não	correspondesse	à	realidade”	[§	70].	
	
A	Corte	iniciou	a	análise	revendo	a	jurisprudência	relativa	à	liberdade	de	expressão	e	ao	
princípio	da	“margem	de	apreciação”.	Prosseguiu	resumindo	os	critérios	estabelecidos	
pela	jurisprudência	para	a	ponderação	entre	a	liberdade	de	expressão	e	a	privacidade,	
sendo	eles:	1)	se	a	publicação	contribui	para	um	debate	de	interesse	geral;	2)	em	que	
nível	a	pessoa	envolvida	é	publicamente	conhecida	e	qual	é	o	tema	da	reportagem;	3)	a	
conduta	anterior	da	pessoa	interessada;	4)	o	método	de	obtenção	da	informação	e	sua	
veracidade;	5)	o	conteúdo,	 forma	e	consequências	da	publicação;	e	6)	a	gravidade	da	



	

	
Página 5 

	

sanção	imposta.	
	
A	Corte	passou	então	a	aplicar	esses	critérios	ao	caso.	Reconheceu	que,	como	os	artigos	
diziam	 respeito	 a	 fatos	 judiciais	 públicos,	 poderiam	 ser	 considerados	 como	
apresentando	um	grau	de	 interesse	geral,	observando	ainda	que	o	nível	do	 interesse	
poderia	 variar	 com	 base	 em	 fatores,	 como:	 “em	 que	 nível	 a	 pessoa	 é	 publicamente	
conhecida,	as	circunstâncias	do	caso	e	quaisquer	outros	desenvolvimentos	que	surjam	
durante	o	processo”.		Quanto	ao	nível	de	conhecimento	público	de	X,	a	Corte	discordou	
da	avaliação	dos	 tribunais	nacionais	e	considerou-o	 “suficientemente	conhecido	para	
ser	 considerado	 uma	 figura	 pública”.	 Também	 destacou	 que	 ele	 era	 conhecido	
principalmente	por	um	papel,	o	de	um	superintendente	da	polícia,	 cuja	missão	era	a	
aplicação	da	lei	e	a	prevenção	do	crime,	o	que	aumentou	o	interesse	do	público	em	ser	
informado	sobre	a	sua	prisão	devido	a	um	crime.	
	
Com	relação	ao	tema	dos	artigos,	a	Corte	reconheceu	que	estes	pertenciam	a	um	crime	
de	 pequeno	 potencial	 ofensivo,	 considerando	 a	 pequena	 quantidade	 de	 narcóticos	
encontrada	 na	 posse	 de	 X.	 	 Também	 concordou	 com	 a	 avaliação	 dos	 tribunais	 da	
Alemanha	de	que	nenhuma	reportagem	seria	publicada	se	o	crime	tivesse	sido	cometido	
por	 uma	 pessoa	 desconhecida.	 Entretanto,	 destacou	 que	 a	 prisão	 havia	 ocorrido	 em	
público	 durante	 a	 Oktoberfest	 que,	 como	 reconhecido	 pelo	 Tribunal	 de	 Segunda	
Instância	nacional,	era	uma	questão	de	relevante	interesse	público.	
	
Em	relação	à	conduta	anterior	de	X,	a	Corte	considerou	que	ele	“procurava	ativamente	
estar	no	centro	das	atenções”,	o	que	reduziu	a	sua	“expectativa	legítima”	de	que	a	sua	
vida	privada	fosse	protegida.	Quanto	aos	métodos	de	obtenção	da	informação,	a	Corte	
considerou	 que	 as	 alegações	 da	 autora	 de	 que	 tinha	 obtido	 as	 informações	 antes	 da	
publicação	de	uma	conferência	de	imprensa	oficial	não	eram	verdadeiras,	uma	vez	que	
a	única	conferência	de	imprensa	verificada	tinha	ocorrido	após	a	publicação	do	primeiro	
artigo.	Contudo,	observou	que,	mesmo	que	a	informação	não	tivesse	sido	obtida	em	uma	
conferência	de	imprensa,	não	se	contestou	que	o	 jornalista	a	tivesse	obtido	de	fontes	
oficiais	(a	polícia	e	o	procurador)	e,	portanto,	não	era	possível	constatar	má-fé	por	parte	
da	autora.		A	Corte	também	salientou	que	a	Procuradoria	tinha	confirmado	os	fatos	do	
primeiro	artigo	em	uma	conferência	de	imprensa	no	dia	seguinte	à	publicação	do	artigo	
e	que	os	fatos	contidos	no	segundo	artigo	já	eram	do	conhecimento	público	antes	da	sua	
publicação.	
	
Em	relação	ao	conteúdo,	forma	e	consequência	dos	artigos,	a	Corte	considerou	que	os	
artigos	 apenas	 se	 relacionavam	 aos	 fatos	 e	 não	 continham	 qualquer	 “expressão	
depreciativa	ou	alegação	não	fundamentada”	e	que	“o	fato	de	o	primeiro	artigo	conter	
certas	expressões	que,	para	todos	os	efeitos,	foram	concebidas	para	atrair	a	atenção	do	
público,	 isso	 não	 pode,	 exclusivamente,	 apresentar	 um	 problema	 ao	 abrigo	 da	
jurisprudência	da	Corte”.	Quanto	à	gravidade	das	sanções,	a	Corte	considerou	que	estas	
eram	moderadas,	mas	capazes	de	ter	um	“efeito	intimidador”	[§	108].	
	
Com	base	na	análise	de	cada	um	dos	critérios,	o	Tribunal	concluiu	que	a	interferência	da	
Alemanha	na	liberdade	de	expressão	da	autora	não	era	“necessária	em	uma	sociedade	
democrática”	e	que	não	existia	“nenhuma	relação	razoável	de	proporcionalidade	entre,	
por	um	lado,	as	restrições	impostas	pelos	tribunais	nacionais	ao	direito	à	liberdade	de	
expressão	da	autora	e,	por	outro,	o	objetivo	legítimo	visado”.	Assim,	decidiu	por	doze	



	

	
Página 6 

	

votos	a	cinco,	que	a	Alemanha	havia	violado	o	direito	à	liberdade	de	expressão	da	autora	
[§	110].	
	
O	juiz	López	Guerra	proferiu	um	voto	vencido,	ao	qual	se	juntaram	os	juízes	Jungwiert,	
Jaeger,	Villigier	e	Poalelungi.	Os	juízes	vencidos	concordaram	com	a	avaliação	dos	fatos	
feita	pela	maioria,	mas	consideraram	que	a	maioria	tinha	agido	como	“quarta	instância”,	
quando	o	papel	do	pleno	era	apenas	 “verificar	 se	os	 tribunais	nacionais	ponderaram	
devidamente	 os	 direitos	 conflitantes	 e	 consideraram	 os	 critérios	 relevantes	
estabelecidos	 na	 nossa	 jurisprudência	 sem	 qualquer	 erro	 manifesto	 ou	 omissão	 de	
qualquer	fator	importante”.		Eles	consideraram	que	o	judiciário	alemão	tinha	realizado	
a	ponderação	necessária	e	avaliado	os	interesses	conflitantes	da	liberdade	de	expressão	
e	 da	 privacidade,	 indicando	 amplos	 motivos	 para	 suas	 decisões.	 Desta	 forma,	
entenderam	 que	 a	 maioria	 tinha	 chegado	 a	 uma	 conclusão	 diferente,	 preferindo	 a	
liberdade	 de	 expressão	 sobre	 a	 privacidade,	 em	 comparação	 com	 os	 tribunais	 da	
Alemanha,	 quando	 não	 estava	 previsto	 “repetir	 novas	 avaliações	 devidamente	
realizadas	pelos	tribunais	da	Alemanha”.	
	

 
 

ORIENTAÇÃO DA DECISÃO 
	
Ampliação	da	Liberdade	de	Expressão	
	
A	 decisão	 amplia	 a	 expressão	 ao	 reconhecer	 o	 direito	 da	 imprensa	 de	 informar	 a	
população	 sobre	 assuntos	 de	 interesse	 público	 relativos	 a	 pessoas	 públicas	 que	 não	
façam	parte	da	arena	política.	A	decisão	também	toma	uma	posição	ampla	em	relação	à	
medida	em	que	o	Corte	Europeia	pode	reformar	as	decisões	dos	tribunais	nacionais	em	
casos	relativos	à	ponderação	da	liberdade	de	expressão	e	privacidade.	
	

 

 

PERSPECTIVA GLOBAL 
	
Leis	internacionais	e	regionais	correlatas	
 
● CEDH, art. 10 
● CEDH, art. 8 
● CEDH, Editions Plon vs. França, pedido nº 58148/00 (2004) 
● CEDH, Handyside vs. Reino Unido, pedido nº 5493/72 (1976) 
● CEDH, Lindon vs. França, pedido nºs 21279/02 e 36448/02 (2007) 
● CEDH, Bladet Tromsø e Stensaas vs. Noruega [GC], pedido nº 

21980/93 (1999) 
● CEDH, Pedersen e Baadsgaard vs. Dinamarca [GC], pedido nº 

49017/99 (2004) 
● CEDH, News Verlags GmbH & Co. KG vs. Áustria, pedido nº 

31457/96 (2000) 
● CEDH, Dupuis e outros vs. França, pedido nº 1914/02 (2007) 
● CEDH, Campos Dâmaso vs. Portugal, pedido nº 17107/05 (2008) 
● CEDH, Jersild vs. Dinamarca, pedido nº 15890/89 (1994) 



	

	
Página 7 

	

● CEDH, Eerikäinen vs. Finlândia, pedido nº 3514/02 (2009) 
● CEDH, Tonsberg Blad AS e Haukom vs. Noruega (2008), 46 EHHR 

40 
● CEDH, Hachette Filipacchi Ass'n vs. França, pedido nº 71111/01 

(2007) 
● CEDH, MGN Limited vs. Reino Unido, pedido nº 39401/04 (2011) 
● CEDH, Tammer vs. Estônia, pedido nº 41205/98 (2001) 
● CEDH, Karhuvaara e Iltalehti vs. Finlândia, pedido nº 53678/00 

(2004) 
● CEDH, Flinkkilä vs. Finlândia, pedido nº 25576/04 (2010) 
● CEDH, Petrenco vs. Moldávia, pedido nº 20928/05 (2010) 
● CEDH, Polanco Torres e Movilla Polanco vs. Espanha, pedido nº 

34147/06 (2010) 
● CEDH, Petrov vs. Bulgária (dez.), pedido nº 27103/04 (2010) 
● CEDH, Timciuc vs. Finlândia (dez.), nº 28999/03 (2010) 
● CEDH, Mosley vs. Reino Unido, pedido nº 48009/08 (2011) 
● CEDH, Palomo Sánchez e outros vs. Espanha [GC], pedido nºs 

28955/06, 28957/06, 28959/06 e 28964/06 (2011) 
● CEDH, Leempoel & S.A. ED. Ciné Revue vs. Bélgica, pedido nº 

64772/01 (2006) 
● CEDH, Standard Verlags GmbH vs. Áustria (Nº 2), nº 21277/05 

(2009) 
● CEDH, White vs. Suécia, pedido nº 42435/02 (2006) 
● CEDH, Egeland e Hanseid vs. Noruega, pedido nº 34438/04 

(2009) 
● CEDH, Nikowitz e Verlagsgruppe News GmbH vs. Áustria, pedido 

nº 5266/03 (2007) 
● CEDH, Colaço Mestre e SIC – Sociedade Independente de 

Comunicação, S.A. vs. Portugal, pedido nºs 11182/03 e 11319/03 
(2007) 

● CEDH, Sapan vs. Turquia, pedido nº 44102/04 (2010) 
● CEDH, Minelli vs. Suíça (dez.), nº 14991/02 (2005) 
● CEDH, Fressoz vs. França, pedido nº 29183/95 (1999) 
● CEDH, Stoll vs. Suíça, pedido nº 69698/98 (2007) 
● CEDH, Wirtschafts-Trend Zeitschriften-Verlagsgesellschaft 

m.b.H. vs. Áustria (no. 3), pedido nºs 66298/03 e 15653/03 (2005) 
● CEDH, Reklos e Davourlis vs. Grécia, pedido nº 1234/05 (2009) 
● CEDH, Jokitaipale e outros vs. Finlândia, pedido nº 43349/05 

(2010) 
● CEDH, Gurgenidze vs. Geórgia, pedido nº 71678/01 (2006) 
● CEDH, Jokitaipale e outros vs. Finlândia, pedido nº 43349/05 

(2010) 
● CEDH, Flinkkilä vs. Finlândia, pedido nº 25576/04 (2010) 

	
 

 

SIGNIFICÂNCIA DO CASO 



	

	
Página 8 

	

 
A	decisão	foi	citada	em:		
	
● Privado: Couderc vs. França	
● Von Hannover vs. Alemanha (nº 2)	
● PETA Deutschland vs. Alemanha	
● Akdeniz vs. Presidência de Telecomunicações e Comunicações	
● Erdoğan vs. Turquia	
● Braun vs. Polônia	
● Tierbefreier E.V. vs. Alemanha	
● Lillo-Stenberg vs. Noruega	
● Salumäki vs. Finlândia	
● Axel Springer AG vs. Alemanha (Nº 2)	
● Cârstea vs. Romênia	
● Delfi AS vs. Estônia	
● Haldimann vs. Suíça	
● Ruusunen vs. Finlândia	
● Lavric vs. Romênia	
● Ojala vs. Finlândia	
● Kieser vs. Alemanha	
● Morice vs. França	
● Perinçek vs. Suíça	
● Couderc vs. França	
● Medžlis Islamske Zajednice Brčko vs. Bósnia e Herzegovina	
● Pinto Coelho vs. Portugal (Nº 2)	
● Media Design and Publishing Company vs. França	
● Bédat vs. Suíça	
● Bohlen vs. Alemanha	
● Ungváry vs. Hungria	
● Niskasaari vs. Finlândia	
● Caragea vs. Romênia	
● Magyar Jeti Zrt vs. Hungria	
● Fürst-Pfeifer vs. Áustria	
● Salihu vs. Suécia	
● Annen vs. Alemanha	
● Subramanian Swamy vs. União da Índia	
● PJS v News Group Newspapers Ltd [2016] UKSC 26	
● Wegrzynowski e Smolczewski vs. Polônia	
● Ziembinski vs. Polônia (Nº 2)	
● Pihl vs. Suécia	
● Olafsson vs. Islândia	

Decisão (incluindo votos vencedores e vencidos) estabelece influente ou persuasivo precedente fora de 
sua jurisdição	
	

A decisão estabelece um precedente vinculante ou persuasivo dentro de sua jurisdição 
	



	

	
Página 9 

	

● Satakunnan Markkinapörssi Oy e Satamedia Oy vs. Finlândia	
● Caso de Bayev e outros vs. Rússia	
● Caso de Bărbulescu vs. Romênia	
● Caso do N.B.B.	
● Tamiz vs. Reino Unido	
● Verlagsgruppe Droemer Knaur GmbH vs. Alemanha	
● Mallia e Massa vs. Procurador Geral da República	
● Caso Fuchsmann vs. Alemanha	
● Einarsson vs. Islândia	
● Frisk e Jensen vs. Dinamarca	
● Kącki vs. Polônia	
● Milisavljević vs. Sérvia	
● Stiftung Gegen Rassismus und Antisemitismus vs. Suíça	
● Faludy-Kovács vs. Hungria	
● Falzon vs. Malta	
● M. L. e W.W. vs. Alemanha	
● A & B vs. Ediciones El Pais	
● Narodni List D.D. vs. Croácia	
● Big Brother Watch vs. Reino Unido	
● Fedchenko vs. Rússia (Nº 3)	
● Fedchenko vs. Rússia (Nº 5)	
● Fedchenko vs. Rússia (Nº 4)	
● Toranzo Gomez vs. Espanha	
● Caruana Galizia vs. Autoridade de Planejamento	
● Marina vs. Romênia	
● Ernst August von Hannover vs. Alemanha	
● Caso de Timakov e OOO ID Rubezh vs. Rússia	
● Caso de Monica Macovei vs. Romênia	
● Tölle vs. Croácia	
● Matalas vs. Grécia	
● Baka vs. Hungria	
● Mouvement Raëlien Suisse vs. Suíça	
● Standard Verlagsgesellschaft mbH vs. Áustria (Nº 3)	
● Caso de Rashkin vs. Rússia	
● Biancardi vs. Itália	

  
DOCUMENTOS OFICIAIS DO CASO 

	
Documentos	oficiais	do	caso:	
	
● Decisão (Inglês) 

	
 

	

	


