
The Sunday Times vs. Reino Unido

País: Reino Unido

Região: Europa e Ásia Central

Número do caso: 6538/74

Data da decisão: 26 de abril de 1979

Desfecho: Lei ou Ação mantida, violação ao artigo 10

Órgão judicial: Corte Europeia de Direitos Humanos

Área do direito: direito civil

Temas: Regulação da mídia

ANÁLISE DO CASO

Resumo do caso e desfecho

A Corte Europeia de Direitos Humanos considerou que uma liminar impedindo o
Sunday Times de publicar um artigo relacionado a um acordo negociado
extrajudicialmente violou a liberdade de expressão.

Em 1972, o jornal britânico Sunday Times publicou artigos sobre as negociações do
acordo para as "crianças da talidomida”, filhos de gestantes que fizeram uso da droga

Page 1

http://www.revistahcsm.coc.fiocruz.br/a-tragedia-da-talidomida-e-a-luta-por-direitos-e-regulacao/


talidomida durante a gravidez, ocasionando a má-formação da criança gerada.

O jornal havia criticado as propostas de acordo e, consequentemente, uma liminar foi
concedida determinando que futuras publicações a respeito do tema constituiriam
desacato à justiça.

Assim, embora a Corte entenda que há previsão de medidas de restrição na lei, bem
como tenha sido observada a busca por um objetivo legítimo de garantir a
imparcialidade e autoridade do Judiciário, entendeu-se que a decisão não era
necessária em uma sociedade democrática.

A Corte considerou que o direito à liberdade de expressão não garante apenas a
liberdade de imprensa de informar o público, mas, também, o direito do público de ser
devidamente informado e, nesse sentido, o desastre da talidomida era caracterizado
como uma questão de preocupação pública.

Ademais, a Corte entendeu que o artigo proposto pelo jornal britânico era moderado e
equilibrado em seus argumentos acerca do tema, que já havia sido amplamente
debatido na sociedade, o que representaria um risco mínimo de prejudicar a
autoridade do judiciário. Além disso, a Corte concluiu que a interferência não
correspondia à uma necessidade social suficientemente premente para se sobrepor ao
interesse público na liberdade de expressão, nos termos da Convenção Europeia de
Direitos Humanos.

Fatos

Entre os anos de 1958 e 1961, a talidomida era prescrita como um sedativo às
mulheres grávidas. Posteriormente, observou-se que muitas mulheres que tomaram
talidomida durante sua gestação deram à luz a crianças com má-formação. Dessa
maneira, em novembro de 1961, os fabricantes da substância, Distillers Company,
retiraram do mercado britânico todos os medicamentos que contivessem o
componente químico.

Então, os pais/responsáveis de 70 crianças que nasceram com má-formação
propuseram uma ação contra a Distillers Company, sob a alegação de que a fabricante
teria sido “negligente na criação, produção e comercialização dos medicamentos”, que
levaram à má-formação das crianças [§ 9]. Muitos dos casos foram resolvidos; contudo,
alguns casos se mantiveram em aberto, assim, em 1968 vários processos foram
propostos contra a Distillers. Dessa maneira, no fim do ano de 1971, havia 389
processos contra a companhia.

Durante o litígio, foram publicados artigos e matérias de jornal acerca das ações
judiciais e a má-formação causada pela droga. Sobre isso, especificamente no jornal
The Sunday Times foi publicado um artigo no dia 24 de setembro de 1972 intitulado
“Our Thalidomide Children: A Cause for National Shame”. O artigo discute os acordos e
caracterizou as propostas como “grotescamente desproporcionais aos danos sofridos''

Page 2



[§ 11]. Além disso, o artigo criticava a lei britânica acerca da reparação e avaliação de
danos, entre outras coisas. Em uma nota de rodapé deste artigo, havia um anúncio
dizendo que outro artigo seria publicado a fim de descobrir com maior profundidade a
causa da má-formação.

Consequentemente, em 17 de novembro de 1972, a Corte Divisional do Banco da
Rainha concedeu uma liminar a fim de restringir a publicação de futuros artigos sobre
o tema. Além disso, salientou que a violação da decisão constituiria desacato à corte.
Assim, o Sunday Times entrou com uma moção para que a liminar fosse revertida, mas
não obteve sucesso. Paralelamente, diversos membros do parlamento e artigos de
jornal debatiam as mesmas questões do artigo restrito. Finalmente, em 1976 a liminar
foi suspensa.

Visão geral da decisão

Inicialmente a corte discutiu a questão do desacato à lei. Os requerentes alegaram que
a lei de desacato à corte era vaga e incerta e que os princípios enunciados na decisão
eram tão inéditos que a medida restritiva imposta não poderia ser considerada como
“prevista na lei” [§ 46].

Assim, a Corte atentou para o fato de que a palavra “lei” na expressão “prevista na lei”
não abrange somente os dispositivos positivados [§ 47]. Dessa maneira, a Corte
considerou que há dois “requisitos que decorrem da liberdade de expressão ‘prevista
na lei’” [§ 47]. Primeiramente, “a lei deve ser adequadamente acessível”; e em segundo
lugar, “uma norma não pode ser considerada como uma ‘lei’” [§ 47]. Então, a Corte
declarou que “hipóteses e suposições não são suficientes” e, portanto, “a aplicação das
normas legais devem ser aplicadas a qualquer caso” [§47]. Assim, a “lei deve ser
formulada com precisão suficiente para permitir ao cidadão regular sua conduta”,
podendo prever o que é razoável e que consequências uma ação pode causar.

Nesse caso, a Corte compreendeu “que os requerentes foram capazes de prever, em
certa medida, as consequência da publicação do artigo [§§ 51 e 52]. Então, embora
tenha ocorrido uma interferência no direito dos requerentes à liberdade de expressão,
esta medida estaria prevista por lei, sob a interpretação do art. 10.

Em seguida, a Corte analisou se a restrição defendia um objetivo legítimo e se seria
necessária à uma sociedade democrática. A Corte entendeu que. de fato, a interferência
na liberdade de expressão teve objetivo legítimo.

Finalmente, a Corte concluiu que a interferência não atendia ao critério de
“necessidade dentro de uma sociedade democrática”, uma vez que a “interferência…
não correspondia à uma necessidade social suficientemente urgente para superar o
interesse público na liberdade de expressão, nos termos da Convenção” [§ 67]. Dessa
maneira, a Corte entendeu que houve uma violação ao Art. 10 da Convenção Europeia
de Direitos Humanos.

Page 3



ORIENTAÇÃO DA DECISÃO

Resultado ambivalente

A importância da necessidade social de informação, dependendo do número de
pessoas atingidas, das vítimas, do interesse público pelo assunto e de outros fatores,
pode superar a interferência introduzida pelo governo. Contudo, a matéria deve ser
cuidadosamente elaborada em um método não tendencioso, apresentando os dois
lados dos argumentos e deve ser geralmente eficaz na transmissão dos fatos e
evidências.

PERSPECTIVA GLOBAL

Leis internacionais e regionais correlatas
● Convenção Europeia de Direitos Humanos, art. 6

● Convenção Europeia de Direitos Humanos, art. 10

● Corte Europeia de Direitos Humanos, Göç vs. Turquia [GC],

Processo nº 36590/97 (2002)

● Corte Europeia de Direitos Humanos, Siegl vs. Áustria, Processo

nº 36075/97 (2000)

● Corte Europeia de Direitos Humanos, Rotaru vs. Romênia,

Processo nº 28341/95 (2000)

● Corte Europeia de Direitos Humanos, Karácsony e Outros vs.

Hungria, Processos nº 42461/13 e 44357/13 (2016)

● Corte Europeia de Direitos Humanos, Bladet Tromsø e Stensaas

vs. Noruega [GC], Processo nº 21980/93 (1999)

● Corte Europeia de Direitos Humanos, The Sunday Times vs. Reino

Unido, Processo nº 6538/74 (1979)

● Corte Europeia de Direitos Humanos, Pentikäinen vs. Finlândia,

Processo nº 11882/10 (2014)

● Corte Europeia de Direitos Humanos, Baka vs. Hungria, Processo

nº 20261/12 (2014)

● Corte Europeia de Direitos Humanos, Lombardi Vallauri vs.

Itália, Processo nº 39128/05 (2009)

● Corte Europeia de Direitos Humanos, Jersild vs. Denmark,

Processo nº 15890/89 (1994)

● Corte Europeia de Direitos Humanos, De Haes vs. Bélgica,

Processo nº 19983/92 (1997)

● Corte Europeia de Direitos Humanos, Delfi vs. Estônia [GC],

Processo  64569/09 (2015)

● Corte Europeia de Direitos Humanos, Maestri vs. Itália [GC], No.

39748/98 (2004)

● Corte Europeia de Direitos Humanos, Centro Europa 7 S.R.L. e Di

Page 4

https://www.oas.org/es/cidh/expresion/showarticle.asp?artID=536&lID=4
https://www.oas.org/es/cidh/expresion/showarticle.asp?artID=536&lID=4
http://www.bailii.org/eu/cases/ECHR/2000/192.html
http://www.bailii.org/eu/cases/ECHR/2000/192.html
http://hudoc.echr.coe.int/eng?i=001-144139
http://hudoc.echr.coe.int/eng?i=001-144139
http://hudoc.echr.coe.int/sites/eng/pages/search.aspx?i=001-57891#%7B
http://hudoc.echr.coe.int/sites/eng/pages/search.aspx?i=001-57891#%7B
http://hudoc.echr.coe.int/sites/eng/pages/search.aspx?i=001-58015#%7B
http://hudoc.echr.coe.int/sites/eng/pages/search.aspx?i=001-58015#%7B
http://hudoc.echr.coe.int/sites/eng/pages/search.aspx?i=001-111399#%7B


Stefano vs. Itália, Processo nº 38433/09 (2012)

● Corte Europeia de Direitos Humanos, Waite e Kennedy vs.

Alemanha [GC], Processo nº 26083/94 (1999)

SIGNIFICÂNCIA DO CASO

A decisão foi citada em:

● José Angel Patitó vs. Diario La Nación

● Herrera-Ulloa vs. Costa Rica

● Larissis e Outros  vs. Grécia

● Goodwin vs. Reino Unido

● The Sunday Times vs. Reino Unido (No. 2)

● Ruusunen vs. Finlândia

● Gündüz vs. Turquia

● Satakunnan Markkinapörssi Oy vs. Finlândia

● Pentikäinen vs. Finlândia

● Karttunen vs. Finlândia

● Couderc vs. França

● Kudrevičius e outros vs. Lituânia

● Promotor Público vs. Ottó Szalai

● Görmüş vs. Turquia

● Andare vs. Procurador-Geral

● Rubins vs. Letônia

● Lingens vs. Áustria

● Mikkelsen e Christensen vs. Dinamarca

● Ricardo Canese vs. Paraguai

● Castells vs. Espanha

● Filiação compulsória à uma associação prevista por lei para o

exercício do jornalismo

● Francisco Martorell vs. Chile

● Barthold vs. Alemanha

● Radio Twist vs. Eslováquia

● Selmani vs. República Federativa da Macedônia

Page 5

http://hudoc.echr.coe.int/sites/eng/pages/search.aspx?i=001-111399#%7B
https://globalfreedomofexpression.columbia.edu/cases/jose-angel-patito-v-diario-la-nacion/
https://globalfreedomofexpression.columbia.edu/cases/herrera-ulloa-v-costa-rica/
https://globalfreedomofexpression.columbia.edu/cases/larissis-and-others-v-greece/
https://globalfreedomofexpression.columbia.edu/cases/goodwin-v-united-kingdom/
https://globalfreedomofexpression.columbia.edu/cases/the-sunday-times-v-the-united-kingdom-no-2/
https://globalfreedomofexpression.columbia.edu/cases/ruusunen-v-finland/
https://globalfreedomofexpression.columbia.edu/cases/gunduz-v-turkey/
https://globalfreedomofexpression.columbia.edu/cases/satakunnan-markkinaporssi-oy-v-finland-2/
https://globalfreedomofexpression.columbia.edu/cases/pentikainen-v-finland/
https://globalfreedomofexpression.columbia.edu/cases/karttunen-v-finland/
https://globalfreedomofexpression.columbia.edu/cases/couderc-v-france-2/
https://globalfreedomofexpression.columbia.edu/cases/kudrevicius-others-v-lithuania/
https://globalfreedomofexpression.columbia.edu/cases/public-prosecutor-v-otto-szalai/
https://globalfreedomofexpression.columbia.edu/cases/ecthr-gormus-a-o-v-turkey-app-no-4908507-2016/
https://globalfreedomofexpression.columbia.edu/cases/andare-v-attorney-general/
https://globalfreedomofexpression.columbia.edu/cases/rubins-v-latvia/
https://globalfreedomofexpression.columbia.edu/cases/lingens-v-austria/
https://globalfreedomofexpression.columbia.edu/cases/mikkelsen-christensen-v-denmark/
https://globalfreedomofexpression.columbia.edu/cases/ricardo-canese-v-paraguay/
https://globalfreedomofexpression.columbia.edu/cases/castells-v-spain/
https://globalfreedomofexpression.columbia.edu/cases/francisco-martorell-v-chile/
https://globalfreedomofexpression.columbia.edu/cases/barthold-v-germany/
https://globalfreedomofexpression.columbia.edu/cases/radio-twist-v-slovakia/
https://globalfreedomofexpression.columbia.edu/cases/selmani-v-macedonia/


● Satakunnan Markkinapörssi Oy e Satamedia Oy vs. Finlândia

● Caso dos Jornais Independentes vs. Irlanda

● Chavunduka vs. Ministro das Relações Interiores

● Mallia e Massa vs. Procurador-Geral

● Milisavljević vs. Sérvia

● Peta vs. Ministro da Lei, Relações Constitucionais e Direitos

Humanos

● AMPARO EN REVISIÓN 1422/2015

● M. L. vs. Alemanha

● Kahiu vs. Mutua

● Akçam vs. Turquia

● O Caso de Arshad Sharif

● Kablis vs. Rússia

● Caruana Galizia vs. Autoridade de Planejamento

● Delia vs. Ministro da Justiça de Malta

● “Rede de Direitos Humanos” da Uganda vs. Procurador-Geral

● Bladet Tromso e Stensaas vs. Noruega

● Sanoma Uitgevers B.V. vs. Países Baixos

● Ahme Hüsrev Altan vs. Turquia

● Ivcher Bronstein vs. Peru

DOCUMENTOS OFICIAIS DO CASO

Documentos oficiais do caso:

● Decisão

Page 6

https://globalfreedomofexpression.columbia.edu/cases/case-satakunnan-markkinaporssi-oy-satamedia-oy-v-finland/
https://globalfreedomofexpression.columbia.edu/cases/case-independent-newspapers-ireland-limited-v-ireland/
https://globalfreedomofexpression.columbia.edu/cases/chavunduka-v-minister-home-affairs/
https://globalfreedomofexpression.columbia.edu/cases/mallia-massa-v-attorney-general/
https://globalfreedomofexpression.columbia.edu/cases/milisavljevic-v-serbia/
https://globalfreedomofexpression.columbia.edu/cases/peta-v-minister-law-constitutional-affairs-human-rights/
https://globalfreedomofexpression.columbia.edu/cases/peta-v-minister-law-constitutional-affairs-human-rights/
https://globalfreedomofexpression.columbia.edu/cases/case-defining-journalist/
https://globalfreedomofexpression.columbia.edu/cases/m-l-w-w-v-germany/
https://globalfreedomofexpression.columbia.edu/cases/kahiu-v-mutua/
https://globalfreedomofexpression.columbia.edu/cases/akcam-v-turkey/
https://globalfreedomofexpression.columbia.edu/cases/the-case-of-arshad-sharif/
https://globalfreedomofexpression.columbia.edu/cases/kablis-v-russia/
https://globalfreedomofexpression.columbia.edu/cases/galizia-v-the-planning-authority/
https://globalfreedomofexpression.columbia.edu/cases/delia-v-minister-for-justice-of-malta-owen-bonnici/
https://globalfreedomofexpression.columbia.edu/cases/human-rights-network-uganda-v-attorney-general/
https://globalfreedomofexpression.columbia.edu/cases/bladet-tromso-and-stensaas-v-norway/
https://globalfreedomofexpression.columbia.edu/cases/sanoma-uitgevers-b-v-v-the-netherlands/
https://globalfreedomofexpression.columbia.edu/?p=98544&post_type=case&preview_id=98544
https://globalfreedomofexpression.columbia.edu/?p=105300&post_type=case&preview_id=105300
http://hudoc.echr.coe.int/eng?i=001-57584

