
Granier vs. Venezuela

País: Venezuela

Região: América Latina e Caribe

Número do caso: C nº 29

Data da decisão: 22 de junho de 2015

Desfecho: reparações realizadas por pessoa natural ou jurídica que exerceu a
liberdade de expressão

Órgão judicial: Corte Interamericana de Direitos Humanos (Corte IDH)

Área do direito: direito internacional e regional sobre direitos humanos

Temas: licenciamento / regulação da mídia

Palavras-chave: censura, restrição baseada no conteúdo, pluralismo midiático,
propriedade da mídia, diversidade da mídia, regulação da mídia

ANÁLISE DO CASO

Resumo do caso e desfecho

Radio Caracas Televisión (RCTV) é uma emissora de televisão na Venezuela que
transmitiu notícias e programas de opinião críticos ao governo do então Presidente

Page 1



Hugo Chávez. Diante disso, o governo de Chávez acusou a RCTV, em diversas ocasiões,
de ser a favor de um golpe e da desestabilização do governo venezuelano.
Posteriormente, a licença da RCTV não foi renovada. Assim, a Corte Interamericana de
Direitos Humanos concluiu que o governo da Venezuela negou a concessão em razão
das visões críticas da emissora ao governo. Ainda, a Corte entendeu que a ação do
Estado configurou uma violação ao Artigo 13 da Convenção Americana sobre Direitos
Humanos, que garante o direito à liberdade de expressão.

Fatos

Radio Caracas Televisión (RCTV) é uma emissora de televisão na Venezuela que
transmitia notícias e programas de opinião críticos ao governo do então Presidente
Hugo Chávez. Após a turbulência política na Venezuela entre os anos de 2001 e 2002,
funcionários do alto escalão do governo venezuelano alegaram que a RCTV apoiou o
golpe contra o presidente Chávez. Ainda, o governo alegou que a RCTV somente cobriu
as ações dos seguidores do golpe, mas não os protestos a favor de Chávez.

Após Chávez retornar ao poder em 2002 como Presidente da Venezuela, ele começou a
fazer diversas declarações contra a RCTV. Em entrevistas e pronunciamentos, Chávez
declarou que a RCTV era uma emissora que apoiava o golpe, o terrorismo e a
destabilização do governo venezuelano [§§ 75-84]. Ainda, Chávez mencionou que o
governo venezuelano era o único proprietário das ondas de televisão e que, portanto,
poderia decidir conceder ou negar uma licença de operação. Antes da expiração da data
da licença da RCTV, que ocorreria em 2007, Chávez declarou o encerramento da
concessão permanentemente. Assim, o órgão responsável pela concessão de licenças de
telecomunicações não renovou a licença da RCTV em duas ocasiões distintas, sob a
alegação de que a emissora teria violado diversos dispositivos relativos à
responsabilidade social no rádio e na televisão.

O governo da Venezuela reiterou que a medida tomada contra a RCTV era
constitucional, tendo em vista que o Estado era o único proprietário das ondas de
telecomunicações e que o processo teria ocorrido de acordo com os requisitos legais. A
agência governamental também estabeleceu que era dever do governo da Venezuela
promover o pluralismo de conteúdo nas ondas de televisão. Além disso, sustentaram
que a RCTV não estava sendo sancionada, mas que sua licença havia expirado.
Consequentemente, a RCTV ajuizou diversas ações contra a agência na justiça
venezuelana afirmando que eles tinham o direito de preferência na concessão.
Finalmente, em 2010, a RCTV apresentou uma petição à Comissão Interamericana de
Direitos Humanos. Em 2013, a Comissão apresentou seu relatório e o caso à Corte
Interamericana de Direitos Humanos.

Visão geral da decisão

Page 2



A decisão da Corte Interamericana de Direitos Humanos foi proferida pelo magistrado
Antonio Sierra Porto.

A principal questão perante a Corte era se o governo venezuelano havia violado o
direito dos representantes da RCTV à liberdade de expressão, nos termos do artigo 13
da Convenção Americana sobre Direitos Humanos

Primeiramente, a Corte considerou todas as normas aplicáveis   à liberdade de
expressão, especificamente a interpretação que a Corte faz do artigo 13 da Convenção
Americana sobre Direitos Humanos (Pacto de San José da Costa Rica). A Corte
estabeleceu que o direito à liberdade de expressão consagrado no artigo 13 da
Convenção Americana não reconhece pessoas jurídicas, como a RCTV, no entanto, as
empresas de mídia são consideradas facilitadoras da liberdade de expressão e
desempenham um papel importante em uma sociedade democrática. [§ 148] Neste
caso, embora a emissora tenha sido afetada por uma ação estatal, também foi afetado o
direito à liberdade de expressão das pessoas que divulgavam suas ideias por meio da
emissora [§ 148].

Ademais, a Corte considerou que um Estado tem a prerrogativa de regulamentar seu
próprio processo de licenciamento de radiodifusão. Ao fazê-lo, o Estado tem o dever de
proteger o direito à liberdade de expressão [§ 165].

Ainda, a Corte determinou que a RCTV não tinha direito preferencial na concessão de
licença. Não há evidência nas leis internas venezuelanas ou no direito internacional de
que exista uma obrigação que exija que o Estado renove uma licença para certas
empresas de radiodifusão [§ 179]. Contudo, a Corte também não acolheu totalmente a
defesa do estado por não renovar a licença da RCTV. O governo venezuelano afirmou
que o objetivo do Estado ao não renovar a licença da RCTV era a proteção do
pluralismo na mídia de radiodifusão. [§ 188]. Entretanto, a Corte entendeu que a
finalidade de negar a licença da RCTV era punir a empresa por expressar opiniões
críticas ao governo, tendo em vista as provas apresentadas, que incluíam declarações
de funcionários do governo e do falecido Presidente Chávez [§ 189].

A Corte ao observar que a decisão do Poder Executivo de não renovar a licença da RCTV
foi tomada antes do seu vencimento [§ 193], concluiu que a recusa da concessão à
RCTV se dava em razão das opiniões críticas da RCTV ao governo e por conta de
supostas irregularidades [§ 194]. Ainda, a Corte acrescentou que não se deve violar o
direito à liberdade de expressão em decorrência de opiniões críticas da mídia em
relação ao governo. Dessa maneira, entende-se que o Estado deve garantir o direito à
liberdade de expressão, especialmente quando esta não for favorável ao próprio
governo. [§ 194]

Dessa forma, a Corte entendeu que o governo abusou de seu poder ao negar a licença à
RCTV. Ademais, o órgão acrescentou que o abuso de poder teve um efeito negativo
imediato sobre o exercício da liberdade de expressão. O povo da Venezuela foi privado
da política editorial que caracterizava a RCTV por ser crítica para o governo [§ 198]. A
verdadeira razão por trás do comportamento dos governos, segundo a Corte, foi

Page 3



silenciar os críticos em contravenção ao espírito do direito à liberdade de expressão,
que abarca o pluralismo, a tolerância e a abertura [§ 198].

Finalmente, a Corte determinou que o governo discriminou a RCTV em razão de seus
pontos de vista políticos, violando o artigo 1.1 da Convenção Americana. Ademais, a
Corte reiterou que o estado violou o direito à liberdade de expressão e que a
discriminação contra a RCTV poderia ter um efeito negativo sobre outras empresas de
radiodifusão que expressam opiniões contra o governo [§§ 234-35]. Assim, a Corte
concedeu reparações aos representantes da RCTV que ordenaram ao governo da
Venezuela: (1) restabelecer a concessão da RCTV (sem reconhecer que a RCTV tinha
uma reivindicação de propriedade da concessão) e devolver o equipamento da RCTV;
(2) criar um processo aberto, transparente e independente para atribuir a frequência
de RCTV; (3) publicar um resumo da sentença da Corte Interamericana de Direitos
Humanos em jornais nacionais; (4) tomar as medidas necessárias para que todos os
processos relativos à concessão de licenças de radiodifusão sejam abertos,
transparentes e independentes; e (5) pagar indenização por danos materiais e morais.
A Corte também estabeleceu que deixaria o caso aberto por um ano até que o governo
venezuelano cumprisse a sentença.

ORIENTAÇÃO DA DECISÃO

Expansão da liberdade de expressão

A decisão da Corte Interamericana de Direitos Humanos expande a liberdade de
expressão, pois estabelece um importante precedente em relação à liberdade de
expressão no continente americano. Muitos especialistas concordaram com a
importância desta decisão e como ela garante que o direito à liberdade de expressão
será protegido no continente americano. A decisão do Tribunal pode ser considerada
um avanço porque afirmou a importância da liberdade de expressão em uma sociedade
democrática e o dever de um Estado de proteger todos os tipos de discursos, mesmo
quando não seja favorável ao atual governo.

PERSPECTIVA GLOBAL

Leis internacionais e regionais correlatas

● Convenção Americana sobre Direitos Humanos, art. 1

● Convenção Americana sobre Direitos Humanos, art. 13

● Corte IDH, Cantos vs. Argentina,

Page 4

https://www.cidh.oas.org/basicos/portugues/c.convencao_americana.htm
https://www.cidh.oas.org/basicos/portugues/c.convencao_americana.htm


Ser. C nº 97 (2002)

● Corte IDH, Vélez Restrepo vs. Colômbia,

Ser. C nº 248 (2012)

● Corte IDH, Kimel vs. Argentina,

Ser. C nº 177 (2008)

● Corte Europeia de Direitos Humanos, Stoll vs. Suíça,

Ap. nº 69.698/98 (2007)

● Corte IDH, Herrera-Ulloa vs. Costa Rica,

Ser. C nº 107 (2 de julho de 2004)

● Corte IDH, Bronstein vs. Peru,

Ser. C nº 74 (2001)

● Corte IDH, Perozo vs. Venezuela,

Ser. C nº 195 (2009)

● Corte IDH, Ríos vs. Venezuela,

Ser. C nº 194 (2009)

● Comissão IDH, Granier vs. Venezuela,

Relatório nº 112/12, Caso 12.828 (09/11/2012)

● Corte IDH, Ricardo Canese vs. Paraguai,

Ser. C nº 111 (2004)

● Corte Europeia de Direitos Humanos, United Christian

Broadcasters vs. Reino Unido,

Ap. nº 44.802/98 (2000)

● Corte Europeia de Direitos Humanos, Özgür Gündem vs. Turquia,

Ap. nº 23.144/93 (2000)

● Relatório Especial, Corte IDH, Declaração de Princípios sobre

Liberdade de Expressão

● Corte IDH, Olmedo Bustos e outros vs. Chile,

Ser. C nº 73 (2001)

● Corte IDH, Filiação Obrigatória em Associação Prescrita em Lei

para o Exercício do Jornalismo,

Page 5

https://www.cidh.oas.org/basicos/portugues/s.convencao.libertade.de.expressao.htm
https://www.cidh.oas.org/basicos/portugues/s.convencao.libertade.de.expressao.htm


Ser. A nº 5 (1985)

● Corte IDH, Mémoli vs. Argentina,

Ser. C nº 265 (2013)

● Corte IDH, Mémoli vs. Argentina,

Ser. C nº 265 (2013)

● Corte Europeia de Direitos Humanos, Novaya Gazeta e

Borodyanskiy vs. Rússia,

Ap. nº 14.087/08 (2013)

● CDH ONU, Singer vs. Canadá,

Comunicado nº 455/1991 (1994)

● Corte Europeia de Direitos Humanos, Glas Nadezhda Eood e

Anatoliy Elenkov vs. Bulgária,

Ap. nº 14.134/02 (2007)

● Corte IDH, Norín Catrimán e outros vs. Chile,

Ser. C nº 279 (2014)

● Corte Europeia de Direitos Humanos, Groppera Radio AG vs.

Suíça,

Ap. nº 10.890/84 (1990)

● Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE),

Declaração conjunta do Relator Especial das Nações Unidas sobre

Liberdade de Expressão e de Opinião, o Representante da OSCE

para a Liberdade de Mídia, o Relator Especial da OEA pela a

Liberdade de Expressão e Comissão Africana de Direitos

Humanos e dos Povos sobre a Liberdade de Expressão

(20/12/2006)

● Corte IDH, Chaparro Álvarez e Lapo Íñiguez vs. Equador,

Ser. C nº 170 (2007)

SIGNIFICÂNCIA DO CASO

Page 6

https://www.oas.org/pt/cidh/expressao/showarticle.asp?artID=394&lID=4
https://www.oas.org/pt/cidh/expressao/showarticle.asp?artID=394&lID=4
https://www.oas.org/pt/cidh/expressao/showarticle.asp?artID=394&lID=4
https://www.oas.org/pt/cidh/expressao/showarticle.asp?artID=394&lID=4
https://www.oas.org/pt/cidh/expressao/showarticle.asp?artID=394&lID=4
https://www.oas.org/pt/cidh/expressao/showarticle.asp?artID=394&lID=4
https://www.oas.org/pt/cidh/expressao/showarticle.asp?artID=394&lID=4


A decisão foi citada em:

● López Lone e outros vs. Honduras

● O caso das Bebidas Açucaradas

● Lagos del Campo vs. Peru

● Alvarez Ramos vs. Venezuela

DOCUMENTOS OFICIAIS DO CASO

Documentos oficiais do caso:

● Decisão

Petição de Amicus Curiae e outras autoridades legais

● Petição de Amicus Curiae submetida pela Human Rights

Foundation

Relatórios, análises e artigos de notícia

● Eduardo Bertoni, Finally, Something New Under the Sun!,

OBSERVACOM,

http://observacom.org/finally-something-new-under-the-sun/

● Jesús Urbina Serjant, The Ruling in Favor of RCTV Does Not Lead

to Licensing in Perpetuity, OBSERVACOM,

http://observacom.org/the-ruling-in-favor-of-rctv-does-not-lead-to-licensin

g-in-perpetuity/

● Regional court orders Venezuela to reinstate RCTV on the air,

Page 7

https://globalfreedomofexpression.columbia.edu/cases/l%cf%8cpez-lone-others-v-honduras/
https://globalfreedomofexpression.columbia.edu/cases/case-sugary-drinks/
https://globalfreedomofexpression.columbia.edu/cases/lagos-del-campo-v-peru-2/
https://globalfreedomofexpression.columbia.edu/cases/alvarez-ramos-v-venezuela/
https://www.corteidh.or.cr/docs/casos/articulos/seriec_293_esp.pdf
http://observacom.org/finally-something-new-under-the-sun/
http://observacom.org/the-ruling-in-favor-of-rctv-does-not-lead-to-licensing-in-perpetuity/
http://observacom.org/the-ruling-in-favor-of-rctv-does-not-lead-to-licensing-in-perpetuity/


Committee to Protect Journalists, 8 de setembro de 2015

https://cpj.org/2015/09/regional-court-orders-venezuela-to-reinstate-rctv-.

php

● Inter-American court orders RCTV reinstatement, Media Legal

Defence Initiative, 11 de setembro de 2015

http://www.mediadefence.org/news/inter-american-court-orders-rctv-reins

tatement

Page 8

https://cpj.org/2015/09/regional-court-orders-venezuela-to-reinstate-rctv-.php
https://cpj.org/2015/09/regional-court-orders-venezuela-to-reinstate-rctv-.php
http://www.mediadefence.org/news/inter-american-court-orders-rctv-reinstatement
http://www.mediadefence.org/news/inter-american-court-orders-rctv-reinstatement

